ViseuDigital

Viseu: 21 ºC max ... 16 ºC min
Cidadão | Negócios e Produtos | Turismo e Lazer | Cultura | e-Gov
Início > Turismo e Lazer > Artesanato
Artesanato  

A Região contém especificidades que, do ponto de vista do desenvolvimento do sector das micro empresas artesanais, a colocam numa clara vantagem em relação a outras regiões.
Distribuído pelos vários concelhos, podem identificar-se claramente pólos de fixação de micro empresas artesanais que produzem artigos típicos dos locais onde se situam.

De facto, artesanato da Região é bastante diversificado. Na Serra do Caramulo (Tondela) e na Serra de Montemuro (Castro Daire) as mulheres dedicam-se a fiar o linho e a lã, a tecer mantas e capuchas de burel.

Em Torredeita (Viseu) fazem renda de bilros, em Tibaldinho (Mangualde) bordados, e em Fragosela (Mangualde) flores de papel. Molelos é bastante conhecido pela louça de barro preto, com os seus púcaros e bilhas de segredo.

O barro é trabalhado em rodas antigas. Os cesteiros podem-se encontrar um pouco por toda a Região, desde Viseu a Carregal do Sal, Sátão, Vila Nova de Paiva, Penalva do Castelo e Mangualde. Trabalham o vime ou o castanho, o junco e a palha de centeio e fazem cestos para usar no campo e nas festas.

Viseu e Castro Daire contam ainda com os ferreiros e as oficinas de latoeiros e estanhos. Viseu é igualmente rico no seu mobiliário, pois são aí fabricadas verdadeiras obras de arte, móveis de palácio e de igreja em velhas madeiras.

 
 
 
Chat Chat
Fórum Fórum
Newsletter Newsletter
blog Weblog
Webmail Webmail

Inquéritos Inquéritos
Mapa do Portal Mapa do Portal
Perguntas mais frequentes Perguntas mais Frequentes
Serviços Georeferenciados Serviços Georeferenciados
Sugestões Sugestões

Emergências Emergências
Farmácias Farmácias - serviço
Horários - Transportes Horários - Transportes
Táxis Táxis
Meteorologia Meteo

Galeria Multimédia Cinemas
Eventos Eventos
Rádios - Online Rádios - online
Galeria Multimédia
Copyright© 2003-2006, Lusitânia - ADR. Todos os Direitos Reservados. Avisos Legais
Edifício Expobeiras | Parque Industrial de Coimbrões | 3500-618 Ranhados
lusitania@lusitania-adr.pt | url: www.lusitania-adr.pt
Lustânia-ADRPOS_CUE