APRESENTAÇÃO
Inserido numa política de elevação dos níveis de qualificação de base da população adulta portuguesa, o Centro Novas Oportunidade (CNO) da AIRV, tutelado pela Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), permite aumentar as habilitações escolares e dirige-se a adultos pouco escolarizados, no contexto da iniciativa Novas Oportunidades.
O CNO - Centro Novas Oportunidades da AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu, pretende aumentar a qualificação dos portugueses activos, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de escolaridade, de acordo com os diferentes contextos de cada adulto.
Pretende-se que neste Centro, o adulto seja orientado, consoante o caso, para a realização de um processo de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, para um curso de educação e formação de adultos ou para outro percurso educativo que se revele mais adequado, de forma a ver aumentadas as suas habilitações escolares.
FUNCIONAMENTO
Cada adulto inscrito no CNO, é acompanhado por um técnico, que realiza um conjunto de sessões individuais e colectivas, que visam explorar os saberes adquiridos nos mais diversos contextos de vida, de forma a elaborar um diagnóstico individual de cada adulto. Pretende-se com esta etapa determinar ou a progressão para a fase de Reconhecimento e Validação de Competências ou para outros percursos educativos e formativos que se revelem mais adequados a cada adulto, tendo sempre como objectivo a obtenção da certificação de Nível Básico ou de Nível Secundário.

DESTINATÁRIOS
Adultos, maiores de 18 anos de idade, que não possuam o Nível Básico ou Secundário de Escolaridade, e que pretendam ver reconhecidas e validadas as suas competências adquiridas ao longo da vida.
Poderá aceder ao Nível Básico de Educação ( 4º, 6º e 9º ano de escolaridade) se:
- tiver 18 anos de idade ou mais;
- não frequentou ou concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade.
Poderá aceder ao Nível Secundário de Educação (12º ano de escolaridade), se tiver 18 anos de idade ou mais um dos seguintes requisitos:
- ter frequentado o Nível Secundário, há mais de três anos, sem o concluir (requisito aplicável até 2010);
- possuir, no mínimo, três anos de experiência profissional.
Venha conhecer-nos "porque aprender compensa".
Contacte-nos para mais informações e dúvidas.